O meu livrinho de receitas. Com as receitas da minha mama..e não só

sexta-feira, outubro 20, 2006

Bacalhau "á gomes de sá"

Para 4 pessoas.
Ing:
-7 batatas
-4 ovos
-1 embalagem de migas de bacalhau(ou duas)
-6 alhos
-2 folhas de louro
-Azeite q.b
-sal q.b
-salsa
-Azeitonas

Fazer a cabolada(azeite,cebola,louro,alhos picados.Está pronto quando quando a cebola estiver coradinha.A minha mãe põe muito azeite nesta cebolada).desligar.
Encher uma panela com agua,sem sal.Pôr os ovos com a água ainda fria.Quando a água estiver a ferver colocar as migas de bacalhau.Passado dez minutos tirar as migas e reservar.Colocar sal na água,mas não muito porque já tem o sal do bacalhau que lá esteve antes.Lavar muito bem as batatas.Corta-las em rodelas grossas.Não tirar a casca( a minha mãe diz que as batatas cozidas com casca ficam mais saborosas).Cozer a batatas com os ovos que ainda estão na panela.Quando tiverem cozidas desligar e escorrer.Deixar arrefecer um bocado porque senão podem-se queimar a fazer o passo seguinte:descascar as batatas,e cortar em cubos.Descascar os ovos e cortar em rodelas.Depois é so dispor no pirex:AS batatas no fundo,depois o bacalhau,depois os ovos e por fim a cabolada(o azeite da cebolada desce até as batatas em cascata e assim o prato não fica seco,por isso a minha mãe põe muito azeite).Picar salsa e colocar por cima,depois pôr as azeitonas.Vai ao forno no max. 10 min só para aqueçer.
(eu prefiro bacalhau com natas..mas estou em minoria porque o resto da familia adorraaa este prato.mesmo assim é um prato agradavel,simples e economico)